O que é a Catarata?

A catarata é uma condição ocular muito comum que afeta a transparência do cristalino, a lente natural do olho. Quando ela se desenvolve, o cristalino se torna opaco, prejudicando a visão.
Quais os principais sinais da catarata?
Os sintomas da catarata podem variar em gravidade, mas os mais comuns são:
- Visão embaçada ou turva que interfere nas atividades diárias;
- Dificuldade em dirigir, especialmente à noite, devido à presença de halos ou reflexos em torno das luzes;
- Dificuldade em ler ou realizar tarefas próximas devido à visão embaçada;
- Alteração na percepção das cores, parecendo desbotados ou amarelados;
- Visão dupla em um ou ambos os olhos;
- Mudanças frequentes na prescrição dos óculos.

Quais as causas?
A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento natural do cristalino; no entanto, é possível desenvolver a doença como consequência de: predisposição genética, exposição à radiação ultravioleta, diabetes, uso inadequado de alguns medicamentos, traumas oculares, tabagismo, consumo excessivo de álcool, complicações causadas por outras doenças, dentre outras. Algumas doenças, como rubéola, sífilis e toxoplasmose durante a gravidez também podem fazer com que o recém-nascido desenvolva catarata.
Como é o seu tratamento?
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, recomendada quando a catarata interfere na visão e na qualidade de vida do paciente. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho e, em seu lugar, é inserida uma lente intraocular artificial. Após a cirurgia, o paciente geralmente precisa seguir algumas orientações, como usar colírios prescritos, evitar atividades extenuantes e proteger os olhos. São necessários cuidados como não coçar, massagear ou esfregar os olhos, evitando dormir do lado operado durante a primeira semana. A recuperação é rápida e muitos pacientes notam uma melhora significativa na visão em poucos dias. Portanto, é importante que este período mínimo seja reservado para o seu tratamento.
Qual a lente ideal para implante na cirurgia de catarata?
A lente ideal para um determinado paciente pode não ser a mais indicada para outro. A escolha da lente depende de uma avaliação criteriosa realizada em consulta oftalmológica. Existem lentes monofocais para longe, lentes tóricas para correção de alguns tipos de astigmatismo, bem como lentes de foco estendido e trifocais que possibilitam uma menor dependência ao óculos. Uma cirurgia de catarata bem indicada e a lente escolhida de forma personalizada permite trazer ótimos resultados e satisfação aos pacientes.
Enfim, é importante consultar um oftalmologista para discutir as opções de tratamento e determinar o melhor plano de ação com base na gravidade da catarata e nas necessidades individuais.

Exemplo de implante de lente intraocular trifocal